NOTÍCIAS

2º Prêmio Ícones da Flexografia premia personalidades do setor

Em noite de muita emoção, os destaques ficaram para o reconhecimento do crescimento da participação feminina no mercado e para as homenagens póstumas a Fabio Braga e Wilson Palhares No último dia 28 de maio, o setor flexográfico conheceu os homenageados pelo 2º Prêmio Ícones da Flexografia. A premiação, organizada pela Inmotion Eventos, aconteceu em paralelo ao Flexo & Labels Experience 2025 e destacou os principais profissionais escolhidos pelo mercado por meio de votação online. O destaque desta edição ficou por conta do crescimento da participação feminina, ilustrado pelas homenagens a Silvia Montes, Presidente da Heidelberg do Brasil, Renata Daflon, diretora da Holográfica e fundadora do Mulheres de Impressão, e Juliana Maia, também premiada por sua participação no MDI. Outro momento bastante marcante foi a entrega dos troféus da categoria Homenagem Póstuma, que lembrou a trajetória de Fabio Braga, diretor da Braga Produtos Adesivos, e do jornalista Wilson Palhares, fundador da revista Embalagem & Marca. “Este prêmio é um reconhecimento do mercado àqueles profissionais que, com muito trabalho, dedicação e inovação, construíram e constroem o sucesso de nosso segmento. Hoje, não é possível imaginar nosso setor sem o trabalho desses profissionais”, disse Marcia Romano, organizadora do 2º Prêmio Ícones da Flexografia. “Sabemos o quão difícil é empreender e crescer, e esses profissionais são exemplos de que, com muito esforço, é possível se diferenciar no mercado.” Marcia destaca, ainda, as categorias escolhidas para o prêmio em 2025. “Quisemos reconhecer e premiar a inovação, o trabalho e o pioneirismo em áreas importantes, como a sustentabilidade, bem como destacar o crescimento da participação feminina neste mercado, muito bem ilustrado pelo excelente trabalho do Projeto Mulheres de Impressão”, pontua. A seguir, a lista completa dos homenageados da segunda edição: MULHER DE DESTAQUESilvia Montes (Heidelberg)Renata Daflon (Holográfica)Juliana Maia (Premiação especial em nome do projeto Mulheres de Impressão) INOVAÇÃO SÓCIO AMBIENTALJulius Rozembaum (Nathalgraf)Flavio Marqués (Avery Dennison) PERSONALIDADE DO SEGMENTORubens Wilmers (Nilpeter)Gustavo Virginillo (Coras do Brasil) DESTAQUE DO SETORFabiano Momesso (Alpha Clicheria)Francisco Paz (Grif Rótulos) HOMENAGEM PÓSTUMAFabio BragaWilson Palhares

Ver mais

9º Prêmio Brasileiro de Excelência em Rótulos e Etiquetas Autoadesivas “Umberto Giannobile” conhece seus vencedores

Na noite do dia 27 de maio, o segmento de rótulos e etiquetas do Brasil conheceu os melhores trabalhos do ano, criados por convertedores e gráficas de norte a sul do país. O reconhecimento ocorreu durante a cerimônia do 9º Prêmio Brasileiro de Excelência em Rótulos e Etiquetas Autoadesivas “Umberto Giannobile”, que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças (São Paulo), em paralelo à programação do Flexo & Labels Experience 2025. Como novidade, esta edição do prêmio trouxe novas categorias: “Vinhos”, “Cervejas” e “Outros” (no Grupo de Bebidas), a nova categoria “Bebidas não alcoólicas” e a categoria “Inovação Tecnológica/Projetos Especiais”, parte do Grupo Processos de Impressão. Diferentemente dos anos anteriores, a nona edição do Prêmio também teve alterações nas regras de premiações: uma empresa não pôde ser premiada em mais de uma colocação na mesma categoria, o que tornou a edição muito mais competitiva. “Parabenizamos os convertedores de todo o Brasil pela qualidade dos trabalhos deste ano. A nona edição do Prêmio Brasileiro de Excelência em Rótulos e Etiquetas Autoadesivas ‘Umberto Giannobile’ foi pensada para se tornar mais dinâmica e abrir novas oportunidades para que mais empresas pudessem concorrer e vencer. Estamos muito satisfeitos com o resultado e já projetando mais novidades para o ano que vem, que é um ano especial para a Abiea, que completará 40 anos”, disse Luciano Bezerra, presidente da Abiea. Vencedores Abaixo, segue a lista de vencedores de cada uma das 18 categorias do 9º Prêmio Brasileiro de Excelência em Rótulos e Etiquetas Autoadesivas “Umberto Giannobile”. Os trabalhos foram analisados por um corpo de profissionais selecionados pela Escola Senai Theobaldo De Nigris com base em rigorosos critérios técnicos. Em breve, a ABIEA irá divulgar as fichas técnicas das peças vencedoras, mencionando os principais fornecedores envolvidos em cada projeto. Categoria Rótulos de Vinhos Ouro: Metiq SoluçõesPrata: RegispelBronze: Labelcolor Categoria Rótulos de Cervejas Ouro: Metiq SoluçõesPrata: Buriti Rótulos e AdesivosBronze: Labelcolor Categoria Outras Bebidas Alcoólicas Ouro: PromtecPrata: LabelcolorBronze: Buriti Rótulos e Adesivos Categoria Bebidas Não-alcoólicas Ouro: Metiq SoluçõesPrata: TiliformBronze: Labelcolor Categoria Alimentícios   Ouro: RotolandPrata: RegispelBronze: Labelcolor Categoria Cosmético e Cuidados Pessoais  Ouro: D&A PrintPrata: Mazzuco Bronze: Lukmar Categoria Farmacêuticos e Suplementos Ouro: LukmarPrata: RotolandBronze: Indemetal Categoria Higiene e Limpeza Ouro: MazzucoPrata: Damver AdesivosBronze: Star Print  Categoria Industrial Ouro: TiliformPrata: Impress Soluções  Bronze: Buriti Rótulos Adesivos Categoria Peças Técnicas  Ouro: Indemetal Prata: DC Label Bronze: Giankoy Autoadesivos Categoria Flexografia  Ouro: TiliformPrata: Grafimax Bronze: Automação Categoria Impressão Digital  Ouro: GrafimaxPrata: Automação Bronze: Labelcolor Categoria Serigrafia  Ouro: DC LabelPrata: Lumi Print  Bronze: Indemetal Categoria Impressão Combinada Traço   Ouro: GrafimaxPrata: Metiq Soluções  Bronze: Automação Categoria Impressão Combinada Cromia  Ouro: GrafimaxPrata: Automação  Bronze: Metiq Soluções Categoria Sleeves  Ouro: LabelcolorPrata: VR Label Bronze: Aaron Rótulos Categoria Segurança    Ouro: Automação  Prata: Buriti Rótulos e Adesivos Bronze: Light Print Categoria Projetos Especiais / Inovação    Ouro: RegispelPrata: Ativa Flex   Bronze: Buriti Rótulos e Adesivos  

Ver mais

Cerimônia de premiação do tradicional Prêmio ABIEA acontecerá no dia 27/05

Edição 2025 teve inscrição de mais de 200 trabalhos de todas as regiões do Brasil e destacou-se pela qualidade A ABIEA (Associação Brasileira das Indústrias Etiquetas Adesivas) já está na contagem regressiva para a cerimônia de premiação do 9º Prêmio Brasileiro de Excelência em Etiquetas e Rótulos Autoadesivos “Umberto Giannobile”, que acontecerá no dia 27 de maio, a partir das 18h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, juntamente com o primeiro dia do seminário Flexo & Labels Experience. As peças já se encontram em fase de análise e julgamento pelo corpo técnico formado por profissionais do SENAI Theobaldo De Nigris, após o qual se conhecerão os vencedores de cada uma das 18 categorias, divididas em 3 grandes grupos: Marketing, Processo de Impressão e “Outros”. Como destaque, em 2025, os jurados apontaram a qualidade dos trabalhos inscritos por convertedores de todas as regiões do Brasil, totalizando mais de 200 rótulos e etiquetas. Regulamento Cada uma das 18 categorias terá três trabalhos vencedores, confeccionados por empresas diferentes. Nesta edição, as categorias contempladas para o Prêmio Brasileiro de Excelência em Etiquetas e Rótulos Autoadesivos foram: Grupo Marketing: 1. Vinhos 2. Cervejas 3. Outras bebidas alcoólicas 4. Bebidas Não alcoólicas 5. Alimentícios 6. Cosméticos e cuidados pessoais 7. Farmacêuticos 8. Higiene e limpeza 9. Mercado Industrial 10. Painéis decorativos / peças técnicas Grupo Processos de Impressão 1. Flexografia 2. Impressão digital 3. Serigrafia 4. Combinada Traço 5. Combinada Cromia Outros: 1. Sleeves 2. Segurança 3. Projetos especiais Para adquirir os ingressos e participar da cerimônia de premiação do 9º Prêmio Brasileiro de Excelência em Etiquetas e Rótulos Autoadesivos “Umberto Giannobile” os interessados devem entrar em contato com 11 98595-0189 (Viviane Rafacho).

Ver mais

MAGIS by ECO3: Inovação e Sustentabilidade na Flexografia

A ECO3 reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor de pré-impressão flexográfica com a linha MAGIS. Projetada para oferecer máxima eficiência e qualidade, a carteira de produtos MAGIS combina tecnologia de ponta com práticas sustentáveis, garantindo maior produtividade e menor impacto ambiental. Com soluções avançadas para a pré-impressão, como software, equipamentos, filmes e chapas de alta performance, a MAGIS atende às crescentes demandas do mercado por embalagens e etiquetas de alta qualidade, reduzindo desperdícios e otimizando recursos. Além disso, a linha abrange tecnologias para processos à base de água e solvente, oferecendo flexibilidade e desempenho superior para diferentes aplicações. A evolução da flexografia, impulsionada por inovações como as da linha MAGIS, reafirma seu papel estratégico no setor. Com um portfólio robusto e soluções que aliam automação, qualidade e sustentabilidade, a ECO3 se posiciona na vanguarda do mercado, contribuindo para um futuro mais eficiente e ecologicamente responsável na indústria gráfica. A ECO3 traz soluções que tem como foco (nosso conceito de 3 vezes ECO): Ecologia, Economia e Extra Conveniência ou ECO3. Para mais informações, acesse www.eco3.com

Ver mais

Fedrigoni abrirá um novo centro de corte para etiquetas autoadesivas na Alemanha no final de 2025

A unidade, localizada em Frechen, perto de Colônia, atenderá à região da Alemanha, bem como os Países Baixos, Bélgica e o norte da França. A planta processará filmes e papéis para etiquetagem autoadesiva em diversos setores, incluindo alimentos e bebidas, cuidados pessoais e varejo Milão, 10 de abril de 2025 – O Grupo Fedrigoni – referência mundial na fabricação de etiquetas autoadesivas, papéis especiais para embalagens e outras aplicações criativas, suportes gráficos para comunicação visual e tecnologia RFID – anunciou a abertura, no quarto trimestre de 2025, de um novo centro de corte na Alemanha localizado no Segro Park em Frechen, perto de Colônia, com o objetivo de fortalecer sua presença global e atender ainda melhor aos seus clientes. Este novo centro de corte irá servir todos os clientes na Alemanha, Países Baixos, Bélgica e Norte de França. Com 6.400 metros quadrados e equipamento de corte longitudinal de nova geração com 2 metros de largura, este centro de distribuição de última geração pretende atingir 90 milhões de metros quadrados por ano de películas de alta qualidade e materiais autoadesivos de papel de primeira qualidade para vários setores, incluindo embalagens de luxo, alimentos e bebidas, cuidados pessoais e retalho em grande escala, com potencial para crescimento futuro tanto em capacidade de produção, como em segmentos de mercado adicionais. “A abertura do centro de corte na Alemanha tem como objetivo apoiar nossos clientes a responder a um mercado de etiquetas autoadesivas cada vez mais exigente, especialmente em termos de serviço e prazos de entrega curtos nos últimos anos. Ao nos posicionarmos mais próximos dos nossos clientes, estamos melhorando tanto os tempos de resposta quanto o serviço geral na região, que continuam sendo prioridades para nós”, reforça Fernando Girón, diretor comercial EMEA Roll & Sheet Label da Fedrigoni Self-Adhesives Dois fatores foram decisivos para a escolha desta localização: sua posição geográfica estratégica e o foco em sustentabilidade, que é uma prioridade para o Grupo Fedrigoni. De fato, alguns dos escombros da remodelação do local tornaram-se material reciclado para os novos edifícios. Foram também instaladas bombas de calor, alimentadas por eletricidade gerada por sistemas fotovoltaicos nos telhados dos armazéns. Graças a esse marco, a Fedrigoni Self-Adhesives expande significativamente sua presença capilar no mercado europeu: o novo centro na Alemanha se junta ao centro de corte na Polônia, um local estratégico para o mercado do nordeste europeu que está em constante expansão. Fedrigoni Fundada em 1888 em Verona (Itália), a Fedrigoni é hoje sinônimo de excelência no mundo das etiquetas e dos materiais autoadesivos, dos papéis especiais para embalagens de luxo e outras soluções criativas, bem como soluções de produtos baseadas em RFID. Com 6000 funcionários em 28 países e 78 fábricas, incluindo unidades de produção, centros de corte e centros de distribuição, o grupo vende e distribui 25.000 produtos em 132 países. Para mais informações: www.fedrigoni.com Para mais informações sobre a imprensa: Spain and Portugal: Mar Godia – mgodia@agenciabeatcontent.com Brazil: Paulo Stucchi – paulostu@parlaassessoria.com.br 

Ver mais

VinilSul anuncia parceria com a KAMA no Brasil

A VinilSul está anunciando mais uma importante parceria para o mercado gráfico brasileiro. Desde março, a empresa é distribuidora autorizada das soluções KAMA no país, fabricante alemã líder em máquinas exclusivas de acabamento para a indústria gráfica e de embalagens. Juntas, VinilSul e KAMA têm como objetivo impulsionar a inovação no crescente mercado de impressão e embalagens no maior país da América Latina, oferecendo soluções de acabamento de última geração que aumentam a produtividade, a qualidade e a rentabilidade, especialmente para produtos impressos digitalmente. “Estamos entusiasmados em explorar este mercado dinâmico ao lado da VinilSul, uma das maiores distribuidoras de equipamentos para comunicação visual e impressão digital no Brasil, com uma excelente reputação em vendas e suporte técnico”, afirma Bernd Sauter, diretor de vendas da KAMA. Para a VinilSul, a parceria representa um acréscimo valioso ao seu portfólio em expansão. “Atualmente, estamos ampliando nossa oferta para fornecer aos nossos clientes tudo o que precisam para produção de impressão digital e embalagens”, declara Marcelo Fontes, gerente nacional da VS GRAPHICS, Divisão do Grupo VinilSul. “Os sistemas de corte e coladeiras de última geração da KAMA são as peças finais do quebra-cabeça para um fluxo de trabalho altamente automatizado, permitindo a produção eficiente de produtos gráficos promocionais e embalagens impressos de forma analógica ou digitalmente – chegando até caixas premium altamente refinadas.” Soluções Entre as soluções KAMA comercializadas pela VinilSul no Brasil está a ProCut 76, um equipamento altamente automatizado para corte e enobrecimento em linha, sem ferramentas. A ProCut 76 foi apresentada pela KAMA no estande da Fujifilm na Drupa 2024, trabalhado de modo integrado com a impressora digital JET PRESS 750HS – também comercializada com exclusividade pela VinilSul no país. “A ProCut 76 é o complemento perfeito para todas as impressoras analógicas e digitais até o formato B2, oferecendo alta qualidade, produtividade e flexibilidade”, explica Marcelo Fontes. “A coladeira altamente automatizada KAMA FlexFold 52i completa o fluxo de trabalho, garantindo cartuchos prontos para envio.” Bernd Sauter conclui: “Juntos, estamos trazendo ao mercado brasileiro soluções inovadoras, flexíveis e preparadas para o futuro, que atendem às crescentes demandas de gráficas, convertedores e fabricantes de embalagens, ajudando a impulsionar seu sucesso.” Sobre a VinilSul Com origem na cidade de Curitiba, Paraná rapidamente expandiu sua presença nacional com unidades comerciais nas principais cidades do Sul, Sudeste e Centro Oeste do país, provendo estoque local, atendimento técnico e vendas consultivas com fornecimentos de máquinas e suprimentos para todas as regiões do Brasil. Com forte atuação nos mercados de comunicação visual e estamparia digital, a VINILSUL lançou ao mercado em 2023 a sua divisão para a indústria gráfica direcionada ao mercado labels. No início de 2025, fechou a parceria estratégica com a FUJIFILM para comercialização da OFFSET DIGITAL JET PRESS 750HS, dando início a sua nova divisão VS GRAPHICS, onde terá a KAMA GmbH, como a sua nova parceira. Para mais informações, acesse: www.vinilsul.com.br Sobre a KAMA A KAMA GmbH é uma fabricante líder de soluções de acabamento de alto padrão para a indústria de impressão e embalagens. Com foco em alta automação e produtividade, mesmo para pequenas tiragens e impressão digital, o portfólio da KAMA inclui máquinas de corte, acabamento e colagem/dobra. Todos os produtos são desenvolvidos e fabricados na Alemanha e distribuídos globalmente, com instalações bem-sucedidas em mais de 80 países. A empresa tem uma trajetória de 130 anos, marcada por patentes e inovações. Para mais informações: www.kama.info

Ver mais

Tageos, parte do Grupo Fedrigoni, lança Centro de Excelência em Inovação de ponta

A nova instalação de P&D da empresa em Munique impulsionará significativamente o desenvolvimento de produtos e aplicações baseados em RFID e IoT sem fio para clientes e parceiros em todo o mundo A Tageos, parte do Grupo Fedrigoni e líder global no design e fabricação de inlays e tags RFID inovadores e de alto desempenho, anunciou a grande inauguração de sua nova e avançada instalação de pesquisa e desenvolvimento em Munique, Alemanha. O Centro de Excelência em Inovação da Tageos (ICoE) é a resposta ousada da empresa à forte demanda de clientes e do mercado para impulsionar o desenvolvimento dos mais recentes produtos e novas aplicações em RFID, HF & NFC e na Internet das Coisas sem fio. Além de servir como um centro de inovação tecnológica, o ICoE oferece capacidades de Engenharia como Serviço (EaaS), fornecendo suporte abrangente para clientes e parceiros em todo o mundo para otimizar ainda mais seus requisitos de produto, tanto tecnicamente quanto comercialmente. O EaaS pode ser utilizado como um recurso para prototipagem e industrialização de novos produtos. As equipes altamente qualificadas e experientes da Tageos podem projetar, construir e testar itens finais em pequenas quantidades. Volumes em larga escala serão transferidos perfeitamente para as instalações de produção certificadas e de alta qualidade da empresa na França, nos EUA e na China, que hoje possuem uma capacidade anual de produção superior a 11 bilhões de unidades. Outras ofertas de EaaS incluem consultoria de projetos e engenharia de aplicações, otimização de processos técnicos, bem como suporte em programação e implementação para garantir a melhor adequação técnica e comercial. O novo ICoE da Tageos se junta ao Centro de Inovação do Grupo Fedrigoni em Verona (Itália) e representa a fundação de um novo polo europeu pioneiro na exploração de tecnologias de ponta em RFID e Internet das Coisas, bem como na pesquisa e desenvolvimento no mundo dos papéis e rótulos inteligentes. O RFID está se tornando cada vez mais estratégico para a Fedrigoni, que está explorando todas as sinergias possíveis com seus dois segmentos de negócio: as indústrias atendidas pelo Grupo – do luxo à farmacêutica, do setor de vinhos e destilados à alimentação, da beleza aos bens de consumo rápido (FMCG) – estão, de fato, buscando cada vez mais inovações para permitir autenticação, proteção da marca, rastreabilidade e melhoria da experiência do cliente para seus produtos e embalagens. No geral, o novo ICoE representa um compromisso significativo da Tageos em termos de força inovadora, desenvolvimento de produtos, recursos técnicos e equipe. A região de Munique é conhecida como um centro tecnológico com um ecossistema dinâmico, e a capacidade de aproveitar isso foi um dos fatores decisivos para a localização. O novo local é um centro de P&D dedicado de mais de 700 m², que atualmente emprega cerca de 15 colaboradores. Representa um investimento de vários milhões de euros e fortalecerá ainda mais a estratégia da Tageos de acompanhar e apoiar clientes e parceiros de negócios em todo o ecossistema RFID e IoT sem fio. Responder às exigências dos clientes e às últimas tendências do mercado A Tageos também oferecerá testes exaustivos e suporte alargado no novo ICoE para ajudar os clientes a expandir os seus próprios processos de produção, permitindo a fabricação em grandes volumes de etiquetas NFC e RFID ou de outros objetos físicos conectados com inlays integrados. Este serviço estará disponível tanto para pequenas produções piloto como para produção em larga escala. Com a crescente adoção da tecnologia RFID em vários setores, também aumentou a procura por novos formatos e materiais. As antenas impressas, por exemplo, representam uma inovação de ponta que possibilita a criação de inlays RFID ultrafinos, flexíveis, económicos e sustentáveis para etiquetas e embalagens inteligentes. Tageos e Fedrigoni: um forte compromisso com o cliente e a inovação  “Como acionista majoritário da Tageos, estamos entusiasmados em celebrar a inauguração desta nova e avançada instalação de P&D como um símbolo de nossas forças combinadas e liderança na promoção de inovações. Isso também confirma nosso compromisso compartilhado com a excelência do cliente. Ao reunir talentos de ponta e tecnologia avançada, a Tageos e a Fedrigoni têm a firme ambição de permitir e acelerar inovações revolucionárias que moldarão as indústrias hoje e nos próximos anos”, disse Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni. “A tecnologia RFID alcançou um momento crucial — já é amplamente adotada e usada com sucesso em muitas aplicações importantes. Nosso constante impulso para a inovação nos ajudará a desenvolver produtos de ponta enquanto atendemos às necessidades em evolução de nossos clientes. O novo Centro de Excelência em Inovação proporcionará aos clientes e parceiros de mercado um acesso ainda maior aos nossos recursos e os apoiará na integração das mais recentes tecnologias para reduzir o tempo de lançamento no mercado e obter uma vantagem competitiva”, afirmou Matthieu Picon, CEO da Tageos.

Ver mais

Avery Dennison conclui uma das maiores expansões na América Latina com sua nova laminadora e amplia a capacidade produtiva em 60% no Brasil

Com um investimento total de R$170 milhões, o novo maquinário de laminação de última geração irá revolucionar a indústria de soluções autoadesivas na América Latina, elevando os padrões de inovação, sustentabilidade, produtividade e excelência no atendimento ao cliente São Paulo, março de 2025 – A Avery Dennison (NYSE:AVY), uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital, anuncia a conclusão da sua maior expansão no país, iniciando uma nova etapa produtiva no Brasil com a implantação de um novo maquinário. Com o maior e mais avançado equipamento de seu tipo na América Latina, a laminadora integra tecnologia de ponta e capacidade superior de aplicação de adesivo e top coating, garantindo ainda mais estabilidade e produtividade na conversão de rótulos. De acordo com Isabela Galli, Vice-presidente e Gerente Geral da Avery Dennison na América Latina, o novo maquinário faz parte de um plano de expansão da companhia iniciado há pouco mais de três anos, que começou com a ampliação da planta fabril em Vinhedo, São Paulo, e recebeu, ao todo, entre estrutura e novas aquisições, um aporte de R$170 milhões. O valor é considerado um dos maiores investimentos de expansão na região nos últimos anos. A instalação da nova laminadora contou com uma equipe global de engenheiros de sete países e mais de 500 toneladas de equipamentos, o que demonstra a escala e o impacto desse marco. Além disso, o projeto de expansão gera empregos diretos e indiretos, contribuindo para o fortalecimento da economia local. Um investimento estratégico para o crescimento A Avery Dennison tem sido protagonista na cadeia de embalagens da América Latina há mais de 50 anos, investindo continuamente na região. A mais recente expansão em Vinhedo totaliza uma área de 25 mil m2 que prioriza pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, sustentabilidade, trabalho colaborativo e eficiência produtiva. “Em 2022, inauguramos nossa fábrica de RFID no Brasil. Em 2024, demos mais um passo significativo ao abrir, no México, a maior unidade do mundo nesse segmento, em Querétaro. Agora, estamos ampliando a capacidade de laminação de rótulos e etiquetas na nossa unidade de Vinhedo, tanto para adesivos acrílicos quanto para Hot-Melt. Essas expansões reafirmam nosso compromisso de longo prazo com a região, nossos clientes, a comunidade e toda a cadeia de suprimentos”, destaca Isabela Galli. Principais benefícios e impacto no mercado Através do novo investimento, a Avery Dennison reafirma as vantagens e ganhos para os seus clientes e indústria, dentre os quais, estão: Compromisso com sustentabilidade e inovação Isabela destaca que a nova laminadora eleva o nível das soluções autoadesivas, tornando-as mais avançadas e sustentáveis. Além disso, a otimização das etapas logísticas, possibilitada pela compra de insumos locais, contribui para a redução de emissões e apoia a corrida pela descarbonização. No que diz respeito à gestão de resíduos, esse lançamento tem um papel estratégico no compromisso da Avery Dennison com a sustentabilidade. A nova tecnologia integra-se ao plano de sustentabilidade da empresa, que busca garantir que 95% dos resíduos sejam desviados de aterros sanitários e reinseridos na cadeia produtiva, promovendo a circularidade e reduzindo o impacto ambiental.“Os nossos clientes terão acesso a uma qualidade e eficiência incomparáveis, estabelecendo novos padrões da indústria. Este será apenas o começo, pois continuaremos expandindo os limites do que é possível”, acrescenta a executiva. Making Possible e os 90 anos de história A instalação e inauguração da nova laminadora na planta fabril da Avery Dennison no Brasil, vem ao encontro das celebrações da companhia – que em 2025 completa 90 anos desde a sua fundação nos Estados Unidos – e está em sintonia com o novo posicionamento global do negócio, que passou a adotar a tagline “Making Possible”. “Enfrentar desafios como a otimização das cadeias de suprimentos, a redução de resíduos e o avanço da sustentabilidade, da circularidade e da transparência, ao mesmo tempo em que conectamos marcas e consumidores de forma mais significativa, é o que nos impulsiona constantemente. Ir além do que já foi feito está no nosso DNA – criamos valor para nossos parceiros, marcas, pessoas e para o planeta. ‘Making Possible’ (tornar possível) não é apenas o que fazemos, é como fazemos. É assim que resolvemos alguns dos desafios mais complexos do mundo e impulsionamos mudanças positivas em larga escala”, conclui Isabela Galli. Sobre a Avery Dennison A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital. Através da tagline, Making Possible™, desenvolvemos produtos e soluções que impulsionam os setores em que atuamos, oferecendo soluções de branding e informação que otimizam a eficiência da mão de obra e da cadeia de suprimentos, reduzem os desperdícios e promovem a sustentabilidade, circularidade e transparência, e criam uma melhor conexão entre marcas e consumidores. Projetamos e desenvolvemos materiais para rótulos e aplicações funcionais, inlays e tags de identificação por radiofrequência (RFID), softwares que conectam o físico ao digital e soluções que aprimoram embalagens de marca e exibem informações que melhoram a experiência do cliente. Atendemos diversos setores em todo o mundo, incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, varejo, e-commerce, logística, alimentos e supermercados, farmacêutico e automotivo. Contamos com aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. Em 2024, nossas vendas reportadas foram de US$8,8 bilhões. Saiba mais em www.averydennison.com

Ver mais

Duracril de BH instala 1ª AccurioLabel 400 do Brasil

Equipamento está sendo utilizado para produção de in mold labels para copos e brindes promocionais A Duracril, sediada em Belo Horizonte (MG) e especializada em marketing promocional, festas e eventos, tornou-se a primeira empresa do país a instalar a tecnologia da AccurioLabel 400. O investimento teve como base o sucesso com a experiência obtida com a AccurioLabel 230 – um projeto inovador que uniu Duracril, Konica Minolta e Ayca –  revenda Konica Minolta para Minas Gerais – para impressão de in mold label e aplicação em copos promocionais. Após um recorde de produção de mais de 3 milhões de metros lineares em dois anos e meio com a AccurioLabel 230, Roberto Mallard, diretor da Duracril, decidiu que era hora de partir para um equipamento mais produtivo. “Escolhemos a AccurioLabel 400 com base na excelente experiência que tivemos com a AccurioLabel 230. As cores impressas são vivas, se destacam, e a qualidade de impressão das imagens é realmente surpreendente. Agora, com a AccurioLabel 400, temos ainda mais desempenho para aumentarmos nossa produtividade, uma vez que o equipamento imprime à velocidade de 40 metros/minuto com menor custo de produção”, salienta. Pioneirismo – Tanto a AccurioLabel 230 quanto a nova AccurioLabel 400 foram essenciais para o projeto de expandir a atuação da Duracril para produção de copos personalizados. “Desde que o projeto nasceu em 2019, sempre pensamos em digital”, explica Roberto. “Ficamos felizes de termos sido a primeira instalação no Brasil da AccurioLabel 400 e, sem dúvidas, isso só foi possível devido ao enorme sucesso que tivemos com a AccurioLabel 230. Graças a essa tecnologia, desenvolvemos e crescemos atendendo nossos clientes com máxima qualidade em pequenos e médios volumes, para os quais havia uma lacuna de oportunidade.” Segundo ele, a projeção é de que a capacidade instalada de produção cresça de 1 milhão de meio de rótulos/mês para 2,5 milhões/mês até o segundo semestre. Roberto também destaca aspectos tecnológicos do equipamento que influenciaram na decisão de manter a plataforma Konica Minolta e AccurioLabel. “O sistema de escaneamento em tempo real para controle de qualidade assegura menos perdas e maior produtividade. O toner branco, o tratamento corona, o resfriamento da mídia na saída de impressão, também são aspectos importantes que nos garantem qualidade. Para nós, isso é essencial, principalmente porque nos especializamos em produção de itens em baixos e médios volumes. Ou seja, no digital, um rótulo perdido também significa desperdício”, salienta. Sobre a Ayca, Roberto destaca que foi uma parceria que tornou tudo possível. “A Ayca foi um grande parceiro no desenvolvimento do projeto da AccurioLabel na Duracril, e hoje é um grande parceiro no dia a dia”, diz. “Recebemos total suporte em todo o desenvolvimento, tanto no atendimento comercial,  no acompanhamento, nos testes e na implementação final do projeto.” “Foi um desafio muito grande encarar esse projeto com a Duracril. Foram muitos testes até chegarmos ao resultado desejado. A grande produção obtida com a AccurioLabel 230 garantiu o crescimento da empresa e sem dúvidas viabilizou a chegada da AccurioLabel 400”, frisou Rosana David, gerente comercial da Ayca em Minas Gerais. “Ficamos muito felizes de ver a qualidade da AccurioLabel 400 ajudando o crescimento de nossos clientes em diferentes segmentos, inclusive de in mold label, como é o caso da Duracril”, acrescenta Karen Nakamura, gerente de marketing da Konica Minolta Business Solutions do Brasil.

Ver mais

Fedrigoni Special Papers apresenta novos papéis especiais para rótulos Wet-Glue Collection, desenvolvidos para os segmentos de embalagens e bebidas

A nova coleção de papéis oferece soluções avançadas concebidas para gráficas e convertedores de tecnologia wet-glue A Fedrigoni apresenta a coleção Wet-Glue, uma seleção dos seus papéis mais emblemáticos para rótulos, disponíveis em formato de folha para rotulagem com wet-glue. Concebida para ser utilizada nas indústrias de bebidas e alimentos gourmet, a nova gama Wet-Glue Collection apresenta papéis resistentes à umidade com tecnologia de alto desempenho e propriedades de barreira para suportar condições críticas (como gordura e variações de temperatura), além de uma excelente capacidade de impressão. A coleção inclui uma vasta gama de papéis únicos, fabricados a partir de fibras virgens, alternativas ou recicladas, revestidos, revestidos por fundição e não-revestidos, ideais para a impressão offset e uma variedade de técnicas de embelezamento. Disponível numa gramagem que varia entre 70 e 100 g/m², a coleção também pode ser encontrada em uma gama ainda mais ampla sob medida, mediante pedido. A coleção Wet-Glue está organizada em quatro famílias diferentes: Performance+, Natural, Classic e Iconic. Cada categoria oferece tecnologias, composições, acabamentos e cores que dão aos produtos mais premium um toque refinado e original. Confira: – Concebidos para resistir aos ambientes mais adversos, os papéis da gama Performance+ são perfeitos para a conversão de rótulos que necessitam de resistir ao frio, às substâncias alcalinas, à umidade e à gordura, ideais para a criação de rótulos de champanhe, vinho espumante, vinho, cervejas e azeite. Por exemplo, o Ice-proof WS é a melhor solução para produtos armazenados num balde de gelo, ou o Wove Wash-off WS, que é ideal para garrafas retornáveis. – Os papéis da categoria Natural são fabricados a partir de fibras alternativas ou recicladas, qualidades que os tornam perfeitos para marcas preocupadas com o ambiente. O seu aspeto cru e autêntico combina perfeitamente com a estampagem a quente e o relevo, dando um toque sofisticado a qualquer produto, como o Bagassa 60 WS feito com resíduos de cana-de-açúcar, ou o Cotone 100 WS com 100% de linters de algodão. – Inspirados nos acabamentos tradicionais, os papéis da série Classic apresentam texturas elegantes de wove, rugoso, com relevo e com marcas de feltro. As cores e texturas intemporais realçam delicadamente os detalhes, tornando-os perfeitos para vinhos, cervejas artesanais e produtos gourmet. Uma combinação de tradição e qualidade que reforça a autenticidade do produto. – Finalmente, o Iconic, uma celebração do relevo e do estilo distintivos. Com o brilho do Splendorlux, o toque iridescente do Perla WS e o preto profundo do Wove WS Iconic Black, estes papéis foram concebidos para os produtos mais prestigiados, realçando a sua identidade visual. “Graças ao nosso know-how na produção de papel para etiquetas, reunimos as melhores soluções de ponta para aplicações de rótulos com wet-glue”, afirma Celine Bertuzzi, Diretora de Marketing da Fedrigoni Special Papers. “O nosso objetivo é oferecer a todos os impressores e convertedores que utilizam atualmente a tecnologia de wet-glue os nossos melhores e mais famosos produtos, dando-lhes a oportunidade de melhorar cada produto com um papel para rótulos elegante, altamente resistente e de alto desempenho.” Fedrigoni Fundada em 1888 em Verona (Itália), a Fedrigoni é hoje sinónimo de excelência no mundo das etiquetas e dos materiais auto-adesivos, dos papéis especiais para embalagens de luxo e outras soluções criativas, e das soluções RFID/NFC. Com 6000 funcionários em 28 países e 78 fábricas, incluindo unidades de produção, centros de corte e centros de distribuição, o grupo vende e distribui 25.000 produtos em 132 países. Para mais informações: www.fedrigoni.com   Para mais informações para a imprensa: Brasil: Paulo Stuchi – paulostu@parlaassessoria.com.br  / 11 99458-2774

Ver mais
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?